Entenda melhor o que é TOC de pensamento ou pensamento obsessivo

Você sabe identificar o que é TOC de Pensamentos? É um transtorno silencioso que afeta de forma irracional o cotidiano de quem os tem. O paciente acaba por conviver com medos e angústias irreais de forma repetitiva com consequências compulsivas, a ponto não conseguir realizar algumas ações sem ter que criar um ritual em sua mente ou até se privar de fazê-las. Entenda mais sobre.

O que é TOC de Pensamento?

Ao ouvir falar sobre TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo CID10-F42) imaginamos aquela cena de alguém super preocupado por limpeza, ou com mil rituais de movimentos repetitivos que os acalmam, pois se não os fizer, imagina-se que algo de muito ruim poderia acontecer. O TOC é um caso clínico onde medos desproporcionais e irracionais se transformam em comportamentos compulsivos que afetam a vida do paciente. 

Contudo o TOC de Pensamento segue de forma mais silenciosa, tomando conta dos pensamentos de tal forma que incapacita o paciente de entender a sua realidade e suas motivações, os pensamentos se tornam repetitivos e em sua maioria negativos e irracionais. 

A compulsão é internalizada, e se converte em um distanciamento das amizades, evita lugares, deixa de realizar ações de sua rotina. Quem sofre com TOC de Pensamentos faz de tudo para evitar que tais medos ou pensamentos possam se concretizar.

Os pensamentos repetitivos neste transtorno acabam por gerar uma confusão no paciente, fazendo com que a pessoa perca o poder de entender o que é a realidade dos fatos e de compreender que pensar em algo não necessariamente quer dizer que pretendemos fazer, mesmo que se repita uma ou mais vezes.

Podemos pensar ao passar em cima de uma ponte, “como seria se eu me jogasse” mesmo sem ter a menor intenção desta ação, ou ao estar na presença de um amigo e imaginar “como seria se eu o beijasse”, mesmo sem sentir atração pelo mesmo. Pensamentos não condizem com a realidade dos fatos e das ações que pudera realizar.

Pensamentos negativos são mais comuns do que se pode imaginar e não deve ser um motivo de preocupação. Mas quando isso vira um problema? O pensamento negativo e irracional, apesar de natural, pode se tornar algo prejudicial, quando ao pensar e/ou imaginar uma situação te afeta mais do que deveria, causando confusão e complicações no seu modo de enxergar a vida.

Características de Pensamentos Obsessivos e Compulsivos

Esse tipo de transtorno se identifica através da forma que lidamos com os pensamentos adversos e o quanto nos afeta. Deste modo é importante entender as principais características de um TOC de Pensamento:

  • Os pensamentos se repetem diversas vezes ao dia.
  • A sensação é de que o pensamento atacou a mente.
  • Os pensamentos parecem ser acelerados e dão a impressão de estarem dando voltas.
  • Na maioria das vezes são pensamentos negativos e irracionais e não correspondem com suas reais vontades.
  • Aparecem em momentos inesperados, ao dormir, acordar, no meio de conversas ou até em momentos de descontração.
  • Toma conta de sua mente, fazendo com que perca o foco.
  • Gera uma interpretação negativa sobre as possibilidades de nossas ações, mudando a percepção sobre o que realmente seríamos capazes.    
  • Não nos ajuda a achar soluções e sim a gerar mais problemas.

Esse tipo de transtorno nos coloca sobre um eterno medo, aumentando nossa auto crítica e diminuindo nossa auto estima a ponto de impor diversos limites para que tais pensamentos não ocorram sem perceber que tais ações nos isolam ainda mais, agravando a ponto de se tornar um quadro depressivo.

Possíveis causas de TOC de Pensamentos

O que achamos que é uma forma de se proteger do mundo na verdade nos distanciam das reais soluções. A origem desse transtorno pode vir de diversas causas, como:

  • Ansiedade
  • Excesso de Medo
  • Necessidade excessiva de controle
  • Insegurança
  • Traumas vividos
  • Uma cultura de superstição
  • Preocupações que representam grandes mudanças.
  • Uma crescente inesperada de estresse

O que fazer caso tenha TOC de Pensamentos?

Ao se identificar com as características entenda que pensamentos não são fatos, é comum ter pensamentos que não refletem nossas ações ou nosso modo de agir. Busque sempre a ajuda de um profissional da saúde mental, um psicólogo poderá identificar sobre o que se trata, iniciar um tratamento adequado e auxiliar em suas demandas. 

O que fazer caso tenha TOC de Pensamentos?

É importante ficar atento pois o TOC de pensamentos, diferente do TOC, pode ser difícil de identificar, pois o comportamento costuma ser internalizado o que torna comum que um paciente busque ajuda apenas quando o quadro se agrava a ponto de se tornar uma depressão grave. Por não haver materialização de sua compulsão esse transtorno acaba sendo mascarado, tendo uma busca tardia de um profissional, o que dificulta o tratamento.

Sente que você ou alguém próximo tem dificuldade em lidar com os próprios pensamentos, causando TOC de pensamentos? Entre em contato com um de nossos psicólogos e agende uma consulta.

Eric Heibel
Psicólogo – CRP 06/164529

Psicólogos

Eric Heibel

CRP: 06/164529
Psicólogo Clinico
Atendimento de adultos e adolescentes

Daniella Borges

CRP: 06/164488
Psicóloga Clinica Comportamental

Contato

Entrem em contato conosco e agende uma conversa.

Eric Heibel

Daniella Borges