TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma doença caracterizada por pensamentos obsessivos que levam aos comportamentos repetitivos motivados por medos irracionais (obsessões).  O TOC é um caso clínico no qual o paciente tem seus pensamentos invadidos por ideias irracionais ou inconiventes, onde se torna refém desses pensamentos e realiza os rituais através dos comportamentos para evitar que algo aversivo aconteça. A realização desses comportamentos alivia a ansiedade e os pensamentos irracionais, o alivio pode durar dentro de um curto ao longo período, depende do grau do transtorno obsessivo compulsivo do paciente.

Quais são as causas do TOC?

Os últimos estudos apontam que as causas são multifatoriais, com fatores psicológicos e de histórico familiar ou com outros transtornos mentais, como depressão, ansiedade e fobia social, não é regra, mas pode ter uma associação e ser potencializador no Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são os pensamentos obsessivos que fazem o paciente realizar um ritual com objetivo de aliviar a sua ansiedade/medos e pensamentos irracionais.

Exemplos de TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

(todos com excesso de repetição nos comportamentos e acompanhados de pensamentos obsessivos)

  • Limpeza e higiene pessoal em excesso;
  • Pensamentos relacionados a morte com frequência;
  • Conferir repetitivas vezes algum objeto;
  • Necessidade exagerada de manter organização

Como é realizado diagnóstico?

O diagnóstico é realizado por profissionais da saúde mental, através do acompanhamento clínico. Essa análise é realizada por psiquiatras e/ou psicólogos.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento é realizado através de sessões de psicoterapia, em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento com psiquiatras, o trabalho é em conjunto.

Considerações finais:

O TOC pode ser confundido no dia a dia como uma forma de lidar com atividades corriqueiras, o importante é observar se esses comportamentos vêm acompanhados de pensamentos obsessivos e se ele se repete ao ponto de prejudicar a execução de tarefas rotineiras. Para maiores informações, retirar dúvidas e conhecer sobre o tema apresentado, marque uma consulta.

 

Daniella Macedo Borges
Psicóloga – CRP 06/164488

Psicólogos

Eric Heibel

CRP: 06/164529
Psicólogo Clinico
Atendimento de adultos e adolescentes

Daniella Borges

CRP: 06/164488
Psicóloga Clinica Comportamental

Contato

Entrem em contato conosco e agende uma conversa.

Eric Heibel

Daniella Borges