Relacionamento abusivo e/ou tóxico é quando duas pessoas estão em um relacionamento amoroso como namoro, noivado ou casamento e uma delas sofre com o comportamento verbal ou não verbal, e as atitudes exercidas pelo seu parceiro(a). Você já vivenciou ou notou algo parecido com alguém próximo? Vamos saber mais detalhes do que pode englobar este tipo de relação.

Relacionamento abusivo.

O relacionamento abusivo não se resume a violência física (agressão física). Ele tem outras dimensões como a violência psicologia (agressão emocional e verbal), violência sexual (voltada para o ato sexual) e violência moral (calunia, difamação e injúria).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada três mulheres vai sofrer alguma forma de violência ao longo da sua vida. A OMS apresenta dados sobre as mulheres porque é mais comum que a vítima seja mulher, mas é importante ressaltar que existem casos em que o relacionamento abusivo tem como agressor a mulher em relação ao seu parceiro(a). 

Quais são as causas do relacionamento abusivo?

As causas estão voltadas para o agressor que pode ser motivado por algum ciúme patológico, falta de confiança, autoestima e dificuldade para lidar com o outro e sua liberdade.

É muito importante que ambas as partes passem por tratamento psicológico, especialmente a vítima, para conseguir mudar suas atitudes frente aos relacionamentos. Senão, viverão em um eterno ciclo, praticando e permitindo as mesmas atitudes continuamente

Quais são os sinais de um relacionamento abusivo?

  • Sensação de posse
  • Ciúmes em excesso
  • Controle sob o parceiro(a) – Psicologico, rotina, amizades, etc
  • Chantagem
  • Ameaça
  • Agressão física
  • Agressão psicológica
  • Medo
  • Indiferença
  • Passivo agressividade

Importante lembrar que apenas uma dessas características pode ser suficiente para classificar um relacionamento como abusivo.

Quem pode me ajudar a identificar se estou em um relacionamento abusivo?

Profissionais da saúde mental podem ajudar, através do acompanhamento clínico. Essa análise é realizada por psicólogos.

O relacionamento abusivo é um tema muito importante a ser falado e compartilhado. É comum a vítima passar por uma confusão de sentimentos e não perceber o quanto o seu relacionamento lhe traz malefícios e apresenta os sinais ditos neste post. Ou seja, é difícil a vítima se reconhecer em um relacionamento abusivo. Por isso a importância de cada vez mais falarmos sobre o tema, para que as pessoas consigam refletir sobre o companheiro(a) que escolheram para dividir a sua vida. Se você se identificou com esse post e quer conversar, agende uma consulta!

Fale com um psicólogo do itaim-bibi agora mesmo

Autores:

Daniella Macedo Borges
Psicóloga – CRP 06/164488

Eric Heibel
Psicólogo – CRP 06/164529

EM CASO DE  VIOLÊNCIA CONTRA MULHER DENUNCIE
Centro de Atendimento à Mulher – Ligue 180

Psicólogos

Eric Heibel

CRP: 06/164529
Psicólogo Clinico
Atendimento de adultos e adolescentes

Daniella Borges

CRP: 06/164488
Psicóloga Clinica Comportamental

Contato

Entrem em contato conosco e agende uma conversa.

Eric Heibel

Daniella Borges