Ansiedade, como identificar?
Transtorno de ansiedade ou apenas ansiedade como é mais comum de ouvir é caracterizado por uma crise ansiosa com sintomas físicos e emocionais. Antes de tudo, é importante ressaltar que a ansiedade é uma reação natural do ser humano frente antecipação de ameaças ou/e de algo desconhecido, ou seja, podemos diferenciar ansiedade normal de uma ansiedade patológica. Ansiedade normal é aquela que sentimos frente a situações que podem ser aversivas, desamparo, de grandes expectativas ou até de ameaça, mas são pontuais e de curta duração, enquanto ansiedade patológica é duradoura e se repete em outros momentos com crises de sintomas físicos e emocionais. Importante lembrar que o diagnóstico deve ser feito por um profissional da Saúde Mental. Hoje vamos falar sobre ansiedade patológica que pode ser encontrada em outros transtornos mentais, como a própria Depressão, Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Distúrbio entre outros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo inteiro, sendo que 9,3% tem algum transtorno de ansiedade. As causas podem ser diversas, alguns pesquisas apontam que dentro do Brasil o maior índice de ansiedade está localizado nas grandes regiões urbanas, nas quais a população vivencia altos níveis de pressão, exigências e auto controle. Segundo a Universidade de São Paulo (USP), 19,9% da população sofre de algum transtorno de ansiedade, estudo publicado em 2014.
Quais são as causas da Ansiedade?
As causas são diversas, podendo ser unitárias ou combinadas, tendo como possíveis desencadeadores; Estresse, traumas, genética, doenças físicas entre outros. Cada caso deve ser analisado para compreensão da história de vida do paciente.
Quais são os sintomas?
Os sintomas são muito importantes para concluir o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade, considerando que são esses sintomas que trazem tantas angústias e medos para as vidas dos pacientes. Os sintomas são muito intensos comparado a ansiedade normal vivenciada no dia a dia. Abaixo alguns que podem acontecer com maior frequência.
Sintomas Físicos
- Coração acelerado;
- Sensação de falta de ar;
- Sudorese;
- Insônia;
- Tremores.
Sintomas Emocionais
- Medo;
- Nervosismo ;
- Irritabilidade;
- Preocupação;
- Sensação de descontrole do corpo.
Como é realizado diagnóstico?
O diagnóstico é realizado por profissionais da saúde mental, através do acompanhamento clinico. Essa análise é realizada por psiquiatras e/ou psicólogos.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento é realizado através de sessões de psicoterapia, em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento com psiquiatras, o trabalho é em conjunto.
Considerações finais:
Ansiedade é conhecida como o Mal do Século XXI, esse título se dá pelas queixas excessivas de pacientes, pesquisas na internet sobre o tema e pelos dados que a Organização Mundial da Saúde apresenta. É importante relembrar que são dados preocupantes, se você se identificou com essa publicação ou tem interesse em conversar sobre o assunto marque uma consulta que podemos auxiliar e conversar sobre suas dúvidas e queixas.
Daniella Macedo Borges
Psicóloga – CRP 06/164488
Psicólogos
Eric Heibel
CRP: 06/164529
Psicólogo Clinico
Atendimento de adultos e adolescentes
Daniella Borges
CRP: 06/164488
Psicóloga Clinica Comportamental
Contato
Entrem em contato conosco e agende uma conversa.