Tem se tornado cada vez mais comum no mundo em que vivemos estar presente sob um rotina muitas vezes caótica, o que acaba dificultando o modo que lidamos com nossos problemas. Já se encontrou em momentos em que nem em sua mente você se vê livre desse mar de informações? Talvez seja a Síndrome do pensamento acelerado.
Entenda a Síndrome de Pensamento Acelerado
Dentro do processo terapêutico é muito comum receber demandas da síndrome de pensamento acelerado, não com essa nomenclatura, mas com os sintomas típicos desta condição.
Basicamente a síndrome do pensamento acelerado é vivenciada por pessoas que relatam ter a mente repleta de pensamentos, desde o início do seu dia até a finalização dele, ou seja, é exaustivo emocionalmente e também fisicamente.
Normalmente estes pensamentos não são prejudiciais ou autodestrutivos, ao contrário, são pensamentos que têm importância e são de interesse para o paciente mas que acaba se tornando um processo de muita preocupação e de pouca solução.
O que pode gerar esta síndrome?
Algumas situações podem desencadear a síndrome com maior facilidade, geralmente pessoas com uma necessidade maior de manter atenção constante frente às atividades do dia a dia e/ou pressão no trabalho, tendem a gerar um acúmulo de estresse que as levam a um processo inércia na resolução das mesmas
Alguns profissionais de setores como os profissionais da saúde, escritores, professores, políticos, serviços administrativos, gerenciais ou qualquer outro ramo no qual o profissional se sinta pressionado frente a alta demanda de atividades, tendem a sofrer com este acúmulo, podendo gerar e/ou agravar seus sintomas.
Outras condições que geram o pensamento acelerado.
Existem algumas condições pré existentes que também podem causar a síndrome, fazendo com ela se torne uma de seus sintomas como por exemplo:
- TDAH
- Transtorno de Ansiedade
- Depressão
- Transtorno bipolar
- TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Sindrome do Panico
Estas condições causam no paciente esta paralisia sobre suas ações, podendo dificultar nas resoluções de problemas, desde os mais simples até os mais complexos .
Quais sintomas são encontrados?
Toda essa situação de intensos pensamentos pode prejudicar a vida do paciente, que passam a vivenciar uma rotina de sintomas, como:
- Ansiedade;
- Dificuldade de se concentrar;
- Lapsos de memória;
- Dificuldade para iniciar o sono;
- Inquietação;
- Sensação que a noite de sono não foi o suficiente;
- Sensação de cansaço mental e físico.
Alguns sintomas psicossomáticos também podem ser identificados dentro desta síndrome, como:
- Dores de cabeça
- Dores no corpo
- Gastrite nervosa
- Queda de cabelo,
- Palpitação
- Dentre outros.
Além de todos os sintomas, o paciente tem dificuldade de se concentrar em um foco de trabalho/atividade, o que impulsiona e torna muito cansativa sua rotina.
Como tratar esta síndrome do pensamento acelerado?
O tratamento da síndrome do pensamento acelerado precisa ser realizado com profissionais da área da saúde mental, especialistas como psicólogos e/ou psiquiatras. Através do processo da terapia psicológica, o paciente poderá encontrar caminhos que farão com que possa superar e promover um alívio sob as próprias vivências. A síndrome tem tratamento e após o início já poderá visualizar mudanças práticas.
Se você se identificou? ou tem dúvidas sobre a síndrome do pensamento acelerado? agende uma consulta com um de nossos psicólogos e vamos conversar. o processo terapêutico poderá te auxiliar e trazer mudanças significativas e positivas na sua vida.
Daniella Macedo Borges
Psicóloga – CRP 06/164488
Psicólogos
Eric Heibel
CRP: 06/164529
Psicólogo Clinico
Atendimento de adultos e adolescentes
Daniella Borges
CRP: 06/164488
Psicóloga Clinica Comportamental
Contato
Entrem em contato conosco e agende uma conversa.