Quantas vezes já nos vimos ou vimos outros em um ponto de descontrole emocional?  Aquele choro, alegria ou agressividade excessiva que nos toma conta em situações do cotidiano. Essa liberação exacerbada é conhecida como catarse. Entenda os cuidados que se deve ter e a sua importância no processo terapêutico.

O que significa Catarse

Quando passamos por alguma experiência carregamos nossa mente com sentimentos positivos e negativos, isso molda nossa personalidade e nossas ações, mas também . Como um recipiente que podemos encher até um limite antes de vazar, nossa mente funciona recebendo diversas informações que guardamos até que chegue ao seu limite emocional.

A catarse serve como uma esvaziada dessas emoções, é um momento em que você acaba colocando pra fora esse acúmulo para que sua mente possa ter um alívio emocional. Isso pode surgir em uma situação de perda do controle perante uma discussão ou através de algo mais controlado, como se emocionar por se sentir na pele de um personagem, cantar junto de um música que mexe com você ou  até a explosão de euforia/ violência perante a vitória do seu time. É importante entender que esvazia, mas não impede de encher.

Essa palavra tem sua origem em estudos psicanalíticos de Sigmund Freud, mas que é um processo natural da mente humana, que na intenção de aliviar a pressão, cria momentos de liberação das mesmas. Freud por sua vez acabou utilizando desse conhecimento em suas práticas de hipnose e outras ações para auxiliar nessa liberação de forma mais controlada.

Com mais estudos e aplicações essa prática foi ganhando forma e sendo vista como algo importante, com objetivo de desbloquear nossa mente das amarras negativas que nos impedem de seguir em frente. 

Posso eliminar essas emoções negativas?

Não, o princípio da utilização da catarse no processo terapêutico não é a eliminação dessas emoções e sim ajudar a entendê-las, saber que elas existem e assim expor de forma segura e saudável. Sem atuar na causa, não conseguimos mudar o sentimento.

Importante ressaltar que somos feitos de experiências, que nos geram emoções que nos guiam no cotidiano, querer apagar emoções negativas nunca é algo saudável. Você tem que ficar ciente que elas existem e que devem ser trabalhadas para te impulsionar e não para servir como muros ou amarras que te impedem de seguir. 

A catarse no meu processo terapêutico?

A catarse pode ser trabalhada de diversas maneiras dentro da sua terapia psicológica e é saudável que aconteça em algum momento do processo, ela poderá aparecer através de:

  • Indignação com algum fato
  • Frustrações acumulados
  • Raiva por alguém ou situação 
  • Um tristeza momentânea
  • Chorar um pouco mais descontroladamente
  • Até momentos de alegria exacerbada

Essa liberação irá te colocar em uma posição de controle sob suas emoções, abrindo espaço em sua mente para continuar sua terapia psicológica de forma mais assertiva.

Após um momento onde é preciso entender suas próprias emoções junto a um psicólogo(a), é necessário aprender a expô-las de forma saudável no seu dia-a-dia. Um dos melhores métodos é a prática regular de exercícios físicos, que nos possibilita o controle desta explosão de sentimentos, mas direcionando-a de forma saudável para o cuidado com nosso corpo e mente. 

Utilizar deste hábito para explorar a catarse coloca o paciente pleno para entender suas emoções, fazendo com que cada vez mais saiba equilibrar suas descargas emocionais.

Conclusão

É importante ressaltar que a catarse é algo natural do ser humano, de tempos em tempos utilizamos dela para purificar nossas emoções, mesmo sem saber. Mas como tudo em nosso corpo e mente, precisamos aprender a lidar para conviver, entendendo a naturalidade de como funcionam nossas emoções. Ao invés de fingir que algumas emoções não existem, o paciente conseguirá atrás das consultas, entender a importância do sentir e de explorar de maneira que o auxilie a avançar no tratamento. É importante cada um encontrar a forma mais saudável de ter catarse, sem gerar perdas para si mesmo e o outro. 

Se você ficou interessado em conhecer mais, entre em contato com um de nossos psicólogos e marque sua primeira sessão!

Eric Heibel
Psicólogo – CRP: 06/164529

Psicólogos

Eric Heibel

CRP: 06/164529
Psicólogo Clinico
Atendimento de adultos e adolescentes

Daniella Borges

CRP: 06/164488
Psicóloga Clinica Comportamental

Contato

Entrem em contato conosco e agende uma conversa.

Eric Heibel

Daniella Borges