Provavelmente você conhece alguém que faz/fez terapia psicológica ou já ouviu falar sobre, mas você sabe a importância e como funciona o processo da psicoterapia? Muitas pessoas têm curiosidade de como funciona, se precisa falar tudo o que pensa, se todos profissionais trabalham da mesma forma, se a duração é padrão, dentre tantas outras informações. Neste texto, você vai entender tudo isso e um pouco mais!

Sessão de terapia psicológica

A primeira informação que você precisa saber é que durante a sessão de terapia o espaço é seu, ou seja, você pode escolher o assunto a ser discutido e explorar seus sentimentos sobre ele. Mas é importante ressaltar que se você não se sentir à vontade e optar por ficar em silêncio estará tudo bem, como dito no início, o espaço durante a sessão de atendimento é seu e cada um tem seu tempo para sentir-se confortável. 

O profissional estará presente como um parceiro e em algumas situações como um mediador de conflitos. Com base na ciência da psicologia e especializações ele vai te levar a reflexão sobre algumas situações e pensamentos que te auxiliaram na forma como você se sente e encara as queixas trazidas.

Qual é a duração de uma sessão de terapia?

A duração da sessão e a forma como o profissional conduzirá a terapia pode variar de acordo com a abordagem do profissional. Abordagem é a especialização de um profissional com base em uma teoria. 

Dentro da psicologia existem vários autores e o psicólogo tende a seguir sua conduta profissional com base em um autor. Mas independente da abordagem, o psicólogo estará presente para você e a duração da sessão pode variar, mas tende a ter 50 minutos.

Quem pode fazer terapia?

Quando falamos em terapia, sempre vem à mente que a pessoa que busca esse tratamento está com algum problema psicológico grave ou algum nível de distúrbio. Apesar de muitas das vezes isso ser realidade, o tratamento psicológico é indicado para todas as pessoas, nem que seja em pelo menos um período da vida. 

É importante esse contato com um profissional até para evitar que o acúmulo de sentimentos se torne algo maior. Vivemos em uma sociedade que exige cada vez mais deste conhecimento sobre si mesmo para enfrentar o dia-a-dia e com a ajuda de um profissional essa habilidade de autoconhecimento é explorada, fazendo assim com que você se sinta mais preparado para lidar com suas emoções.

Pontos positivos de se fazer terapia:

  • Desenvolvimento do autoconhecimento, ponto principal da terapia que resulta em mudança e liberdade
  • Explora os diversos lados da sua personalidade, trazendo um autoconhecimento
  • Te prepara para situações do cotidiano
  • Faz com que você busque superar certas sensações negativas
  • Compreende a origem de alguns distúrbios, facilitando assim o tratamento
  • Faz com que você compreenda também os seus lados positivos e como explorá-los

Terapia online, como funciona?

A terapia online funciona da mesma forma que a presencial, só que acontece de forma online via meios digitais. Especialmente durante a pandemia, a terapia online ganhou mais força e ficou mais conhecida. 

A sessão online funciona da mesma forma, seguindo os mesmos critérios éticos da psicologia. A sessão é realizada através de um canal criptografado para garantir o sigilo do paciente. A duração é a mesma do atendimento presencial e a terapia deve ser realizada através de uma chamada de vídeo, para que o psicólogo consiga observar em seu paciente a linguagem não verbal, ficando mais próximo do atendimento presencial.

Se você ficou interessado em conhecer, entre em contato com um de nossos psicólogos e marque sua primeira sessão!

Daniella Macedo Borges
Psicóloga – CRP 06/164488

Eric Heibel
Psicólogo – CRP: 06/164529

Psicólogos

Eric Heibel

CRP: 06/164529
Psicólogo Clinico
Atendimento de adultos e adolescentes

Daniella Borges

CRP: 06/164488
Psicóloga Clinica Comportamental

Contato

Entrem em contato conosco e agende uma conversa.

Eric Heibel

Daniella Borges